Antes de cadastrar os templates na go.botmaker.com, é importante checar algumas informações no ambiente do cliente:
Parâmetros
Verificar se o parâmetro LIMITE_ENVIO_TEMPLATE_WHATSAPP está configurado com a quantidade correta de disparos contratados:
Verificar se o parâmetro CLICOU_ALIAS_EMPRESA está configurado com o nome da empresa como consta na URL, por exemplo, hatti.hypnobox.com.br deve ser configurado como "hatti"
Os parâmetros URL_CRM_HPNOCORE e URL_HYPNO_CORE são fixos e devem ser configurados como:
URL_CRM_HPNOCORE: https://core-crm.hypnobox.com.br
URL_HYPNO_CORE: https://core-auth.hypnobox.com.br
Após habilitar o CRM a atender o Whatsapp Ativo ativando o módulo, certificar-se de que a planilha de templates foi preenchida corretamente para configuração na botmaker.
Na Botmaker
Uma vez no ambiente do cliente dentro da botmaker, adicionar um template novo, no seguinte caminho:
Passo 1: Configuração
Nesse passo será necessário inserir o nome do template (em letras minúsculas, pois será adicionado ao nosso banco de dados).
Selecionar o chatbot do cliente, configurar o número e a fila (normalmente já vem preenchido, caso não, o número do whatsapp do cliente e todas as filas.)
Categoria: Marketing
Language: Português (Brasil)
Comentários: (Deixar vazio)
Opt-in: Carregar uma imagem do site do cliente que demonstre que o lead aceita receber contatos (sem essa etapa, a Meta não irá aprovar o whatsapp ativo do cliente).
Passo 2: Cabeçalho
Não é necessário configurar.
Passo 3: Corpo
Preencher com a mensagem automática que o cliente inseriu na planilha, substituindo os valores variáveis por suas respectivas tags, exemplo:
Mensagem enviada pelo cliente:
Olá, NOME_CLIENTE!
Passando para avisar que a sua visita no HI Vila Clementino está confirmada para 31/08/2023 às 15h45.
Endereço:
Avenida Onze de Junho, 1160 - São Paulo
Você será atendido pelo corretor NOME_CORRETOR!
Se precisar reagendar sua visita, é só tocar no botão abaixo para falar com o seu corretor.
[BOTÃO FALAR COM CORRETOR]
Como ficou na configuração:
Se precisar reagendar sua visita, é só tocar no botão abaixo para falar com o seu corretor.
Uma lista das tags está presente na planilha do whatsapp ativo.
Passo 4: Rodapé
Não é necessário preencher.
Passo 5: Botões
Nessa etapa, adicionar o botão quando necessário. Nesse caso, adiciono o botão mencionado na mensagem do template:
Após isso basta aguardar a aprovação dos templates pela botmaker, sendo quase instantânea, então, fique de olho.
Ainda na botmaker, em configurações ---> Integrações ---> Webhooks, verificar se o ambiente do cliente está atualizado com:
https://ambiente.hypnobox.com.br/?controle=Whatsapp&acao=incomingMessage2 (Se possuir WhatsApp Receptivo)
https://ambiente.hypnobox.com.br/?controle=Whatsapp&acao=incomingBotProcess (Se possuir Bot)
Assim que os templates estiverem aprovados, preencha a seguinte planilha (link da planilha), onde as colunas significam:
nome = como o template aparece no sistema
chave = nome dele na botmaker
descrição = texto da mensagem
gatilho = ação que irá disparar o template para o cliente
Aguarde o time de tecnologia subir os templates, e após isso, faça um teste para se assegurar que está tudo correto antes de confirmar com o cliente.
Para testar, basta criar um lead com seu número de whatsapp, disparar um gatilho e verificar se recebeu a mensagem.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo