Conhecendo o WhatsApp Ativo

Modificado em Sex, 9 Ago na (o) 1:54 PM

Conhecendo o WhatsApp Ativo

Conteúdo direcionado à clientes e parceiros Hypnobox.

 

Descrição

O módulo de WhatsApp Ativo permite ao usuário enviar um template de notificação via WhatsApp para o cliente. Se o cliente responder, ele retorna o atendimento para o corretor como um contato retorno ou para o bot de WhatsApp do Hypnobox.

O serviço de WhatsApp Ativo possui três modos de disparos automáticos:

  • Manual – via timeline
  • Automático – via alteração de sub momento
  • Automático – via expiração de clientes

É necessário possuir o WhatsApp API (receptivo) ativado para continuar.

Em todos os templates disponíveis, é possível adicionar:

  • Texto de cabeçalho
  • Texto de rodapé
  • Imagens
  • Botões

Através dos botões, é possível fazer com que a resposta do cliente seja direcionada para a fila de atendimento ou um bot específico (se contratado). O time de produto fornecerá todo o apoio necessário para a implantação de WhatsApp Ativo.

Se o usuário possuir acesso à timeline do cliente, poderá acionar o WhatsApp Ativo.

 

Como ativar

Para ativar o WhatsApp ativo, você deve fornecer para sua CS ou suporte:

  • Quais templates e em quais momentos eles serão disparados
  • Pacote contratado (verifique com a CS da conta)

Você pode obter um modelo no documento abaixo. É necessário fornecer esse documento preenchido para o time de suporte.

Link -> https://bit.ly/hbwppativo-templates

 

 

 

 

 

Usando o WhatsApp Ativo

Envio manual

Na timeline do cliente, com o módulo ativado, o ícone de WhatsApp será exibido com a cor VERDE e o ícone de WhatsApp Web será exibido com a cor CINZA:

 

É possível desligar o ícone que redireciona para o WhatsApp Web através de uma configuração interna, solicite com o suporte@hypnobox.com.br 

Clicando no ícone de WhatsApp Ativo, o usuário visualizará uma modal com todos os templates disponíveis:

 

Basta escolher um e enviar. O cliente receberá a notificação em até 1 minuto.

 

 

A resposta do cliente será enviada conforme configurada no template.

 

Todos os disparos são gravados na timeline:

 

 

 

Envio automático

Também é possível configurar os templates para serem enviados automaticamente, conforme o cliente evolui no funil de vendas. Para esse cenário, utilizaremos sempre os sub momentos.

O usuário gestor que possuir acesso para editar sub momentos no Hypnobox, poderá ver um novo campo de Template de WhatsApp para preencher:

 

 

Esses templates são os mesmos que aparecem na timeline, no entanto, podem ser disparados automaticamente quando um cliente entrar naquele sub momento.

A alteração de um sub momento pode ser feita através das seguintes formas:

  • Via timeline
  • Via painel chat
  • Via modal mensagem
  • Via API de clientes
  • Via API de leads (email.receber)

Todos esses canais de alteração poderão disparar um template se o submomento escolhido estiver configurado com um template.

 

Expiração de sub momento

Um template também pode ser definido como expiração de clientes. Ele será enviado para o cliente somente após atingir o estágio 4 de expiração = expirado para o gerente.

No dia em que o cliente expirar para o gerente, ao 12h, o sistema enviará uma notificação via WhatsApp com o template escolhido.

 

Primeiro Contato

Adicionalmente é possível configurar um template específico para ser enviado automaticamente quando o cliente for cadastrado por canais online pela primeira vez. Esse template é enviado ao cliente quando ele é cadastrado no ambiente e não depende de um primeiro atendimento para ser enviado.

É comum que as empresas utilizem essa técnica para cumprimentar o cliente e informar que ele em breve será atendido.

Por exemplo:

“Olá João!

Aqui é a Vitória, a assistente virtual da Hypno Imóveis. Vi que você se interessou pelo nosso projeto HYPNO TATUAPÉ e já passei suas informações para um corretor especialista. Você receberá o contato dele nos próximos minutos.”

Clientes retorno ou que estavam expirados na base não são considerados na automação de primeiro contato, pois entendemos que o cliente já converteu e já foi atendido no passado.

Disparos automáticos no primeiro contato também consomem do pacote contratado pelo cliente.

O cliente precisa ter consentimento de dados = SIM para que o template seja enviado.

 

 

Regras de negócio que não podem ser alteradas

Para manter a segurança do cliente e da Incorporadora referente à da Lei Geral de Proteção de Dados, algumas regras devem ser seguidas:

  • Um cliente deve ter consentimento de dados igual a NULO ou SIM para receber uma notificação via WhatsApp. Caso o cliente não tenha consentido que a empresa entre em contato, a notificação não será enviada.

 

  • Um cliente cadastrado em Denylist reportou à empresa que não quer ser incomodado novamente, esses clientes com flag de Denylist não receberão contatos de WhatsApp ativo, a menos que sejam removidos manualmente por um usuário ou entrem em contato fornecendo consentimento de dados.

 

  • Para cada template, o cliente poderá receber no máximo 1 notificação por dia. Isto é, o cliente pode receber várias notificações, de diferentes templates, mas nunca o mesmo template mais de uma vez ao dia. Essa regra serve para evitar spam ou uso indevido da ferramenta.

 

 

 

 

Como funciona a cobrança?

Os clientes Hypnobox deverão contratar o WhatsApp Ativo através de um pacote de envios. Esse pacote será sempre vigente para o mês atual. Por exemplo, se você contratar um pacote de 1.000 envios e utilizar todos disponíveis, você só poderá voltar a usar o WhatsApp ativo no primeiro dia do mês seguinte ou se contratar um pacote adicional de envios.

Os disparos não são cumulativos, se você não usar todos os envios contratados para o mês, o contador será reiniciado no primeiro dia do mês seguinte.

 

É possível ligar/desligar o serviço a qualquer momento através do módulo WhatsApp Ativo.

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