Conhecendo o WhatsApp Ativo
Conteúdo direcionado à clientes e parceiros Hypnobox.
Descrição
O módulo de WhatsApp Ativo permite ao usuário enviar um template de notificação via WhatsApp para o cliente. Se o cliente responder, ele retorna o atendimento para o corretor como um contato retorno ou para o bot de WhatsApp do Hypnobox.
O serviço de WhatsApp Ativo possui três modos de disparos automáticos:
- Manual – via timeline
- Automático – via alteração de sub momento
- Automático – via expiração de clientes
É necessário possuir o WhatsApp API (receptivo) ativado para continuar.
Em todos os templates disponíveis, é possível adicionar:
- Texto de cabeçalho
- Texto de rodapé
- Imagens
- Botões
Através dos botões, é possível fazer com que a resposta do cliente seja direcionada para a fila de atendimento ou um bot específico (se contratado). O time de produto fornecerá todo o apoio necessário para a implantação de WhatsApp Ativo.
Se o usuário possuir acesso à timeline do cliente, poderá acionar o WhatsApp Ativo.
Como ativar
Para ativar o WhatsApp ativo, você deve fornecer para sua CS ou suporte:
- Quais templates e em quais momentos eles serão disparados
- Pacote contratado (verifique com a CS da conta)
Você pode obter um modelo no documento abaixo. É necessário fornecer esse documento preenchido para o time de suporte.
Link -> https://bit.ly/hbwppativo-templates
Usando o WhatsApp Ativo
Envio manual
Na timeline do cliente, com o módulo ativado, o ícone de WhatsApp será exibido com a cor VERDE e o ícone de WhatsApp Web será exibido com a cor CINZA:
É possível desligar o ícone que redireciona para o WhatsApp Web através de uma configuração interna, solicite com o suporte@hypnobox.com.br
Clicando no ícone de WhatsApp Ativo, o usuário visualizará uma modal com todos os templates disponíveis:
Basta escolher um e enviar. O cliente receberá a notificação em até 1 minuto.
A resposta do cliente será enviada conforme configurada no template.
Todos os disparos são gravados na timeline:
Envio automático
Também é possível configurar os templates para serem enviados automaticamente, conforme o cliente evolui no funil de vendas. Para esse cenário, utilizaremos sempre os sub momentos.
O usuário gestor que possuir acesso para editar sub momentos no Hypnobox, poderá ver um novo campo de Template de WhatsApp para preencher:
Esses templates são os mesmos que aparecem na timeline, no entanto, podem ser disparados automaticamente quando um cliente entrar naquele sub momento.
A alteração de um sub momento pode ser feita através das seguintes formas:
- Via timeline
- Via painel chat
- Via modal mensagem
- Via API de clientes
- Via API de leads (email.receber)
Todos esses canais de alteração poderão disparar um template se o submomento escolhido estiver configurado com um template.
Expiração de sub momento
Um template também pode ser definido como expiração de clientes. Ele será enviado para o cliente somente após atingir o estágio 4 de expiração = expirado para o gerente.
No dia em que o cliente expirar para o gerente, ao 12h, o sistema enviará uma notificação via WhatsApp com o template escolhido.
Primeiro Contato
Adicionalmente é possível configurar um template específico para ser enviado automaticamente quando o cliente for cadastrado por canais online pela primeira vez. Esse template é enviado ao cliente quando ele é cadastrado no ambiente e não depende de um primeiro atendimento para ser enviado.
É comum que as empresas utilizem essa técnica para cumprimentar o cliente e informar que ele em breve será atendido.
Por exemplo:
“Olá João!
Aqui é a Vitória, a assistente virtual da Hypno Imóveis. Vi que você se interessou pelo nosso projeto HYPNO TATUAPÉ e já passei suas informações para um corretor especialista. Você receberá o contato dele nos próximos minutos.”
Clientes retorno ou que estavam expirados na base não são considerados na automação de primeiro contato, pois entendemos que o cliente já converteu e já foi atendido no passado.
Disparos automáticos no primeiro contato também consomem do pacote contratado pelo cliente.
O cliente precisa ter consentimento de dados = SIM para que o template seja enviado.
Regras de negócio que não podem ser alteradas
Para manter a segurança do cliente e da Incorporadora referente à da Lei Geral de Proteção de Dados, algumas regras devem ser seguidas:
- Um cliente deve ter consentimento de dados igual a NULO ou SIM para receber uma notificação via WhatsApp. Caso o cliente não tenha consentido que a empresa entre em contato, a notificação não será enviada.
- Um cliente cadastrado em Denylist reportou à empresa que não quer ser incomodado novamente, esses clientes com flag de Denylist não receberão contatos de WhatsApp ativo, a menos que sejam removidos manualmente por um usuário ou entrem em contato fornecendo consentimento de dados.
- Para cada template, o cliente poderá receber no máximo 1 notificação por dia. Isto é, o cliente pode receber várias notificações, de diferentes templates, mas nunca o mesmo template mais de uma vez ao dia. Essa regra serve para evitar spam ou uso indevido da ferramenta.
Como funciona a cobrança?
Os clientes Hypnobox deverão contratar o WhatsApp Ativo através de um pacote de envios. Esse pacote será sempre vigente para o mês atual. Por exemplo, se você contratar um pacote de 1.000 envios e utilizar todos disponíveis, você só poderá voltar a usar o WhatsApp ativo no primeiro dia do mês seguinte ou se contratar um pacote adicional de envios.
Os disparos não são cumulativos, se você não usar todos os envios contratados para o mês, o contador será reiniciado no primeiro dia do mês seguinte.
É possível ligar/desligar o serviço a qualquer momento através do módulo WhatsApp Ativo.
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